segunda-feira, 9 de maio de 2011

Consciência cedo

Consciência cedo

Nova pesquisa descobre que os bebês de sete meses conseguem se colocar no seu lugar

Se você achava que seu filho não conseguia ver o mundo pelo ponto de vista de outra pessoa, esqueça: uma pesquisa publicada na revista Science revela que bebês de sete meses conseguem ver o mundo de uma outra perspectiva.

A nova pesquisa, da especialista em devenvolvimento psicológico Ágnes Kovács, da Faculdade Húngara de Ciências, aponta que os bebês criam empatia por outras pessoas e preveem a reação dos outros em determinadas situações. Esta descoberta ganhou o nome de teoria da mente.

Antes, os cientistas acreditavam que as crianças começavam a ver as situações de uma nova perspectiva apenas aos 4 anos de idade. Em estudos anteriores, as crianças nesta idade conseguiam compreender o que o outro esperava de um acontecimento e transmitir essas informações.

Para provar a teoria, alguns bebês assistiram a um vídeo, no qual uma bola ou completava o percurso ou "sumia" atrás de um retângulo. Em algumas cenas, um personagem participava do vídeo e via o destino final, enquanto em outras o personagem não conhecia a tragetória completa da bola.

Apesar dos bebês conhecerem o caminho que a bola fez, eles demonstraram mais interesse no final daquelas cenas em que o personagem não sabia o destino final da bola, indicando que os pequenos processaram o ponto de vista do personagem, e não apenas o deles mesmo.

Apesar dos resultados, os pesquisadores afirmam que a pesquisa ainda não está completa. A psicóloga Alison Gopnik, da Universidade da California, disse ao portal Nature que os cientistas terão que descobrir que as respostas do bebês não foram influenciadas por outros elementos, como o movimento da bola. Os pesquisadores terão que utilizar uma cena de controle, sem personagens, para entender o que influencia os pequenos com o tempo.

Se os dados iniciais forem confirmados com estudos futuros, a pesquisa indicará que bebês são sensíveis a informações sociais e ao que os outros veem. Mas isso não significa que eles têm a habilidade de compreender o ponto de vista dos outros como as crianças mais velhas.


Fonte: Revista Pais e Filhos

Nenhum comentário: